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terça-feira, 7 de junho de 2011

TEORIA MUSICAL.

1 – Música é incontestavelmente a maravilhosa Arte de combinar sons de modo a proporcionar ao ouvido humano verdadeira sensação de prazer.

2 – Som é a vibração de um corpo sonoro.

3 – A música se divide em três (3) partes que são:
      Melodia – Solo.
      Harmina – Conjunto.
      Ritmo - Elemento que movimenta os sons, dando-lhes cadência agradável regulando a sua            duração.
·         Melodia é a combinação de sons sucessivos, dados um após o outro.
·         Harmonia é a combinação de sons simultâneo, dados de uma só vez.
·         Ritmo em uso, é a divisão dos compassos ou, equilíbrio dos movimentos.

4 – As notas musicais são sete:
       * Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si.

5 – Pentagrama ou Pauta, é a reunião de cinco linhas e quatro espaços que nós utilizamos para escrever as notas musicais.
      A pauta não bastando para escrever todas as notas, usam-se pequenas linhas suplementares acima ou abaixo da citada pauta. As escritas acima chamam-se linhas e espaços suplementares superiores e as escritas a baixo, chamam-se linhas e espaços suplementares inferiores. As linhas e espaços suplementares inferiores são contados de cima para baixo mas, as do Pentagrama são contados de baixo para cima assim como as linhas e compassos suplementares superiores.

6 – C lave é um sinal que colocando-se no início do pentagrama, serve para dar nome às notas, existem três (3) que são: Sol – Fá – Dó.



 

                                                                                                                                                         Figuras Positivas e Negativas ou Pausas
1 – A duração ou o valor dos sons são determinados em princípio pelas figuras, a saber: Semibreve – Mínima – Semínima – Colcheia – Semicolcheia – Fusa – Semifusa.
     A Semibreve considerada a Figura Unidade, ele vale – 2 Mínimas – 4 Semínimas – 8 Colcheias – 16 Semicolcheias – 32 Fusas – 64 Semifusas.

2 – Figuras Negativas ou Pausas representam em silêncio a interrupção musical, os valores são correspondentes à figuras positivas:
      * Semibreve – 4 tempos.                                                * Semicolcheia – ¼ tempo.
      * Mínima – 2 tempos.                                                      * Fusa – 1/6 tempo.
      * Semínima – 1 tempo.                                                     * Semifusa – 1/8 tempo.
      * Colcheia – ½ tempo.
      
      As Pausas são: Silêncio correspondentes ao tempo das figuras musicais.

3 – Os compassos são separados entre si por verticais chamadas Travessão.  Para terminar um trecho musical, usa-se um Travessão Duplo também chamado de Pausa Final.


4 – Ligadura é uma Linha Curva que colocada sobre duas ou mais notas. Quando a Ligadura está
 Sobre notas do mesmo nome e som, indica que o som da 1º nota deve ser unida à 2º como se fosse uma única nota, dá-se o nome de Ligadura de União.
      Também emprega-se a ligadura sobre notas diferentes entre si nesses casos, estas notas devem ser executadas bem unidas entre si, dá-se o nome de Ligadura de Expressão.

5 – Um Ponto de Aumento colocado à direita de uma nota ou pausa aumenta a metade do seu valor. Usa-se ainda empregar dois (2) ou mais pontos caso que o segundo ponto, vale a metade do primeiro e assim por diante.

Formação Do Compasso Composto.   

1 Os compassos compostos derivam-se dos compassos simples, pontuando-se as figuras de unidade de tempo e de compasso simples, formamos o compasso composto.
2 – Os compassos compostos tem os numeradores; 6/ para o binário, 9/  para o ternário, 12/ para o quaternário com as unidades de tempo pontuadas. Os denominadores desses compassos são os mesmos empregados no compasso simples.
3 – Chamam-se correspondente aquele cuja unidade é representada por figuras iguais, sendo dos compassos compostos pontuadas.
      Para se achar um correspondente de um compasso simples, multiplica-se o numerador desses por 3/ e o denominador por /2.

Ex.;        2 x 3 = 6             3 x 3 = 9                4 x 3 = 12
             4 x 2 = 8              4 x 2 = 8               4 x 2 = 8

4 – Observa-se pelo exemplo acima que os compassos 2/4,  ¾, e 4/4 são correspondentes dos compassos; 6/8, 9/8 e 12/8 respectivamente.
      Se dividirmos o numerador por três (3) e o denominador por dois (2), acharemos o compasso simples. O valor que sozinho preenche um compasso ternário composto o numerador nove (9) é representado por duas figuras pontuadas e ligadas, tendo a primeira o valor do dobro da segunda, UT – Unidade de Tempo.   UC – Unidade de Compasso.

5 – os tempos dos compassos compostos são ternários isto é, divisíveis em três (3) partes. Nos andamentos lentos os tempos desses compassos são marcados 3m partes, três (3) para cada tempo a Primeira dessas partes é forte a segunda e a terceira são fracas. A figura que sozinha preenche uma parte de tempo chama-se Unidade de Partes.

 
            
 Notas a Tempo e a Contratempo.

1 – Notas a tempo são aquelas que são encontradas nos Tempos Fortes ou Partes Fortes, podendo ser seguidas ou não por pausas.
    
 2 – Notas a contra – tempo são aquelas encontradas em tempos fracos ou partes fracas, intercaladas pó pausas em tempos fortes ou partes fortes. Ex.:
          

                   Sinais Musicais.          

 1 – Fermata este sinal que colocado acima ou abaixo de uma nota prolonga-lhe o valor natural.
   Cresceste sinal que pode ser abreviado, indica que o som vai crescendo exatamente como aparece na figura do ângulo agudo, cuja vértice está para o lado esquerdo. Este é um sinal de intensidade e pode apresentar-se invertido.
   Dim.  Indica que o som vai desaparecendo.
   Ritornello – Este sinal indica que o trecho musical onde êle estiver colocado deve ser repetido duas (2) vezes. Por esta razão é um sinal de repetição. Geralmente num trecho musical, além do sinal de repetição aparece escrito; 1ª Vez – 2ª Vez. 

Escala.

   O que é escala?
   São notas ordenadas de acordo com as suas alturas.
   Quantas existem?
   Existem duas (2); Cromáticas e Diatônica
   O que é escala Cromática?
   É a seqüência de treze (13) notas que se sucedem por Semitons,  Diatônicos e Cromáticos.

        Escala Cromática de Dó Maior.  

8 tons –                   Mi  Mi          Sol   Sol            Si    Si    Dó.
5 semitons – ½    ½     ½     ½   ½     ½   ½      ½     ½     ½     ½     ½     ½     ½
                            Dó#            Ré#                       Fá#           Sol#           Lá#

   O que é escala Diatônica?
   É a seqüência de oito (8) notas que se sucedem por intervalos de Tom, Semitom e Diatônica.
                                   Escala Diatônica de Dó Maior.
   I          II          III          IV          V          VI          VII          VIII
                 Mi                  Sol                   Si           Dó.           (5) Tons
 1            1                ½                                1      1           ½     tom.         (2) Semitons.
Tom.
Os Tons estão situados:                                                   Os Semitons estão situados:
Do  I     para o  II                                                               Do   III    para o   IV
    II              III                                                                   VII              VIII
 “ IV               V
 “ VI                VII

                                                        Alterações.
O que são alterações?
São pequenos sinais que sendo colocados antes da nota muda-lhe a entoação.
Quantos sinais são e quais são?
Existem cinco (5) sinais que são:
 1 – Sustenido – Eleva um (1) Semitom = ½ Tom acima.
2 – Dobrado Sustenido – Eleva dois (2) Semitons = 1 Tom acima.
3 – Bemol – Abaixa um (1) Semitom = ½ Tom abaixo.
4 – Dobrado Bemol – Abaixa dois (2) Semitons = 1 Tom abaixo
5 – Bequadro – Anula o efeito de qualquer alteração fazendo voltar ao se estado normal, também funciona como alteração Ascendente ou Descendente.
Semitom ou meio tom é a menor distância entre dois (2) tons, se somarmos dois (2) meios tons teremos um (1) tom.
                           

                       Graus da Escala. 

Sabemos que o semitom é o menor intervalo entre dois (2) tons e que um (1) tom é o resultado da soma de dois (2) semitons e que este tons e semitons são chamados de Naturais da Escala Diatônica. A escala é formada por notas e cada uma dessas notas tem sua função própria na escala, a esta escala chamamos de Grau.
Os graus são oito (8):
    Graus          Notas          Intervalos            Função na Escala.
                                    Primeiro              Tônica – O mais importante
                                   Segunda               Supertônica
                      Mi             Terceira                Mediante
                                   Quarta                  Subdominante – Importante
                      Sol            Quinta                   Dominante – Importante
                                   Sexta                    Superdominante
                      Si              Sétima                  Sensível
                                   Oitava                   Tônica – Oitava da primeira.
    Os 1º 4º e 5º graus são os mais importantes da escala, pois são chamados  Graus Naturais. O primeiro grau é o dá o nome à escala. Ex:
   Ré, Mi, Fá, Sol, Lá Si Dó Ré = Escala de Ré.
   Sol, Lá, Si, Dó Ré Mi, Fá Sol = Escala de Sol.
    Observemos como São distribuídos os Tons e Semitons numa seqüência de notas graves e agudas. Vamos começar pelo Dó Grave até o Dó mais agudo. Ex:
    ½       ½   Mi   ½      ½   Sol     ½      ½   Si  
       Dó#        Ré#                 Fá#       Sol#       Lá#
       Ré b        Mi b                 Sol b      Lá b        Si b
   Observamos que temos nesta distribuição, doze (12)  sons diferentes, também percebemos que os intervalos de Mi – Fá e Si – Dó , são exatamente de meio  (½) tom, daí concluímos que teoricamente não há Mi e Si bem como Fá e Dó.
    Obs.: De Dó grave ao Dó agudo contamos exatamente oito (8) tons naturais que nós chamamos de Oitava, ou seja, sete (7) notas de Dó a Si + Dó repetido = oito (8) tons.
     O que é modo de escala?
   É à disposição dos tons e semitons de maneira ou formas diferentes.
   Quantas existem?                                                             
 
    Existem dois (2) modos, Maior e Menor. Cada um com suas particularidades distintas, ao ouvi-las percebemos logo a diferença de uma para outra.


 Disposição dos Tons.                                                  Disposição dos Semitons
Do   I     para  o   II                                                      Do  II   para o III
     II                III
    IV               V
    VI               VII                                                         VII          VIII

      Modo Menor Lá Menor. Escala modelo.

Disposição dos tons                                                    Disposição dos Semitons.
Do  I    para o   II                                                              Do  II  para o  III
    III            IV
    IV            V                                                                   V            VI
   VI             VII                                                                  VII         VIII.

   A escala de Lá menor conforme acontecem  com a de Dó Maior, é o modelo das escalas de tons menores. Porém na sua disposição normal, esta escala não possui a Sensível (VII para o VIII) grau que obrigatoriamente tem de ser ½ tom para corrigir esta anomalia, colocamos um sustenido (#) no VII grau, assim também o Dó no seu devido lugar.
  

                                                                                                                     Willian G. Matos. 

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