1 – Música é incontestavelmente a maravilhosa Arte de combinar sons de modo a proporcionar ao ouvido humano verdadeira sensação de prazer.
2 – Som é a vibração de um corpo sonoro.
3 – A música se divide em três (3) partes que são:
Melodia – Solo.
Harmina – Conjunto.
Ritmo - Elemento que movimenta os sons, dando-lhes cadência agradável regulando a sua duração.
· Melodia é a combinação de sons sucessivos, dados um após o outro.
· Harmonia é a combinação de sons simultâneo, dados de uma só vez.
· Ritmo em uso, é a divisão dos compassos ou, equilíbrio dos movimentos.
4 – As notas musicais são sete:
* Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si.
5 – Pentagrama ou Pauta, é a reunião de cinco linhas e quatro espaços que nós utilizamos para escrever as notas musicais.
A pauta não bastando para escrever todas as notas, usam-se pequenas linhas suplementares acima ou abaixo da citada pauta. As escritas acima chamam-se linhas e espaços suplementares superiores e as escritas a baixo, chamam-se linhas e espaços suplementares inferiores. As linhas e espaços suplementares inferiores são contados de cima para baixo mas, as do Pentagrama são contados de baixo para cima assim como as linhas e compassos suplementares superiores.
6 – C lave é um sinal que colocando-se no início do pentagrama, serve para dar nome às notas, existem três (3) que são: Sol – Fá – Dó.
Figuras Positivas e Negativas ou Pausas
1 – A duração ou o valor dos sons são determinados em princípio pelas figuras, a saber: Semibreve – Mínima – Semínima – Colcheia – Semicolcheia – Fusa – Semifusa.
A Semibreve considerada a Figura Unidade, ele vale – 2 Mínimas – 4 Semínimas – 8 Colcheias – 16 Semicolcheias – 32 Fusas – 64 Semifusas.
2 – Figuras Negativas ou Pausas representam em silêncio a interrupção musical, os valores são correspondentes à figuras positivas:
* Semibreve – 4 tempos. * Semicolcheia – ¼ tempo.
* Mínima – 2 tempos. * Fusa – 1/6 tempo.
* Semínima – 1 tempo. * Semifusa – 1/8 tempo.
* Colcheia – ½ tempo.
As Pausas são: Silêncio correspondentes ao tempo das figuras musicais.
3 – Os compassos são separados entre si por verticais chamadas Travessão. Para terminar um trecho musical, usa-se um Travessão Duplo também chamado de Pausa Final.
4 – Ligadura é uma Linha Curva que colocada sobre duas ou mais notas. Quando a Ligadura está
Sobre notas do mesmo nome e som, indica que o som da 1º nota deve ser unida à 2º como se fosse uma única nota, dá-se o nome de Ligadura de União.
Também emprega-se a ligadura sobre notas diferentes entre si nesses casos, estas notas devem ser executadas bem unidas entre si, dá-se o nome de Ligadura de Expressão.
5 – Um Ponto de Aumento colocado à direita de uma nota ou pausa aumenta a metade do seu valor. Usa-se ainda empregar dois (2) ou mais pontos caso que o segundo ponto, vale a metade do primeiro e assim por diante.
Formação Do Compasso Composto.
1 – Os compassos compostos derivam-se dos compassos simples, pontuando-se as figuras de unidade de tempo e de compasso simples, formamos o compasso composto.
2 – Os compassos compostos tem os numeradores; 6/ para o binário, 9/ para o ternário, 12/ para o quaternário com as unidades de tempo pontuadas. Os denominadores desses compassos são os mesmos empregados no compasso simples.
3 – Chamam-se correspondente aquele cuja unidade é representada por figuras iguais, sendo dos compassos compostos pontuadas.
Para se achar um correspondente de um compasso simples, multiplica-se o numerador desses por 3/ e o denominador por /2.
Ex.; 2 x 3 = 6 3 x 3 = 9 4 x 3 = 12
4 x 2 = 8 4 x 2 = 8 4 x 2 = 8
4 – Observa-se pelo exemplo acima que os compassos 2/4, ¾, e 4/4 são correspondentes dos compassos; 6/8, 9/8 e 12/8 respectivamente.
Se dividirmos o numerador por três (3) e o denominador por dois (2), acharemos o compasso simples. O valor que sozinho preenche um compasso ternário composto o numerador nove (9) é representado por duas figuras pontuadas e ligadas, tendo a primeira o valor do dobro da segunda, UT – Unidade de Tempo. UC – Unidade de Compasso.
5 – os tempos dos compassos compostos são ternários isto é, divisíveis em três (3) partes. Nos andamentos lentos os tempos desses compassos são marcados 3m partes, três (3) para cada tempo a Primeira dessas partes é forte a segunda e a terceira são fracas. A figura que sozinha preenche uma parte de tempo chama-se Unidade de Partes.
Notas a Tempo e a Contratempo.
1 – Notas a tempo são aquelas que são encontradas nos Tempos Fortes ou Partes Fortes, podendo ser seguidas ou não por pausas.
Sinais Musicais.
Cresceste sinal que pode ser abreviado, indica que o som vai crescendo exatamente como aparece na figura do ângulo agudo, cuja vértice está para o lado esquerdo. Este é um sinal de intensidade e pode apresentar-se invertido.
Dim. Indica que o som vai desaparecendo.
Ritornello – Este sinal indica que o trecho musical onde êle estiver colocado deve ser repetido duas (2) vezes. Por esta razão é um sinal de repetição. Geralmente num trecho musical, além do sinal de repetição aparece escrito; 1ª Vez – 2ª Vez.
Escala.
O que é escala?
São notas ordenadas de acordo com as suas alturas.
Quantas existem?
Existem duas (2); Cromáticas e Diatônica
O que é escala Cromática?
É a seqüência de treze (13) notas que se sucedem por Semitons, Diatônicos e Cromáticos.
Escala Cromática de Dó Maior.
8 tons – Dó Ré Ré Mi Mi Fá Fá Sol Sol Lá Lá Si Si Dó.
5 semitons – ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½
Dó# Ré# Fá# Sol# Lá#
O que é escala Diatônica?
É a seqüência de oito (8) notas que se sucedem por intervalos de Tom, Semitom e Diatônica.
Escala Diatônica de Dó Maior.
I II III IV V VI VII VIII
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó. (5) Tons
1 1 ½ 1 1 ½ tom. (2) Semitons.
Tom.
Os Tons estão situados: Os Semitons estão situados:
Do I para o II Do III para o IV
“ II “ “ III “ VII “ “ VIII
“ IV “ “ V
“ VI “ “ VII
“ VI “ “ VII
Alterações.
O que são alterações?
São pequenos sinais que sendo colocados antes da nota muda-lhe a entoação.
Quantos sinais são e quais são?
Existem cinco (5) sinais que são:
1 – Sustenido – Eleva um (1) Semitom = ½ Tom acima.
2 – Dobrado Sustenido – Eleva dois (2) Semitons = 1 Tom acima.
3 – Bemol – Abaixa um (1) Semitom = ½ Tom abaixo.
4 – Dobrado Bemol – Abaixa dois (2) Semitons = 1 Tom abaixo
5 – Bequadro – Anula o efeito de qualquer alteração fazendo voltar ao se estado normal, também funciona como alteração Ascendente ou Descendente.
Semitom ou meio tom é a menor distância entre dois (2) tons, se somarmos dois (2) meios tons teremos um (1) tom.
Graus da Escala.
Sabemos que o semitom é o menor intervalo entre dois (2) tons e que um (1) tom é o resultado da soma de dois (2) semitons e que este tons e semitons são chamados de Naturais da Escala Diatônica. A escala é formada por notas e cada uma dessas notas tem sua função própria na escala, a esta escala chamamos de Grau.
Os graus são oito (8):
Graus Notas Intervalos Função na Escala.
1º Dó Primeiro Tônica – O mais importante
2º Ré Segunda Supertônica
3º Mi Terceira Mediante
4º Fá Quarta Subdominante – Importante
5º Sol Quinta Dominante – Importante
6º Lá Sexta Superdominante
7º Si Sétima Sensível
8º Dó Oitava Tônica – Oitava da primeira.
Os 1º 4º e 5º graus são os mais importantes da escala, pois são chamados Graus Naturais. O primeiro grau é o dá o nome à escala. Ex:
Ré, Mi, Fá, Sol, Lá Si Dó Ré = Escala de Ré.
Sol, Lá, Si, Dó Ré Mi, Fá Sol = Escala de Sol.
Observemos como São distribuídos os Tons e Semitons numa seqüência de notas graves e agudas. Vamos começar pelo Dó Grave até o Dó mais agudo. Ex:
Dó ½ Ré ½ Mi ½ Fá ½ Sol ½ Lá ½ Si Dó
Dó# Ré# Fá# Sol# Lá#
Ré b Mi b Sol b Lá b Si b
Observamos que temos nesta distribuição, doze (12) sons diferentes, também percebemos que os intervalos de Mi – Fá e Si – Dó , são exatamente de meio (½) tom, daí concluímos que teoricamente não há Mi e Si bem como Fá e Dó.
Obs.: De Dó grave ao Dó agudo contamos exatamente oito (8) tons naturais que nós chamamos de Oitava, ou seja, sete (7) notas de Dó a Si + Dó repetido = oito (8) tons.
O que é modo de escala?
É à disposição dos tons e semitons de maneira ou formas diferentes.
Quantas existem?
Existem dois (2) modos, Maior e Menor. Cada um com suas particularidades distintas, ao ouvi-las percebemos logo a diferença de uma para outra.
Do I para o II Do II para o III
“ II “ “ III
“ IV “ “ V
“ VI “ “ VII “ VII “ “ VIII
Modo Menor Lá Menor. Escala modelo.
Disposição dos tons Disposição dos Semitons.
Do I para o II Do II para o III
“ III “ “ IV
“ IV “ “ V “ V “ “ VI
“ VI “ “ VII “ VII “ “ VIII.
A escala de Lá menor conforme acontecem com a de Dó Maior, é o modelo das escalas de tons menores. Porém na sua disposição normal, esta escala não possui a Sensível (VII para o VIII) grau que obrigatoriamente tem de ser ½ tom para corrigir esta anomalia, colocamos um sustenido (#) no VII grau, assim também o Dó no seu devido lugar.
Willian G. Matos.
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