Páginas



Coloque música no seu Orkut: Música no Orkut - OFICIAL

quinta-feira, 14 de julho de 2011

QUALIDADES OU PROPRIEDADES BÁSICAS DO SOM.

São quatro (4) as qualidades básicas do som:
Altura, Duração, Intensidade e Timbre. 
Altura - É a capacidade de um som ser mais agudo ou mais grave que o outro. A altura do som depende da freqüência ou da sua vibração e pode ser grave, médio ou agudo.
     A partir de certa altura os sons agudos vão progressivamente saindo de nossa faixa de percepção. A sua afinação soa distorcida e eles vão perdendo intensidade até desaparecer para nós, embora sejam escutáveis por um cão, por exemplo.
     O movimento que faz passando do som grave para o som agudo chama-se movimento ascendente e o movimento que se faz do som agudo para o som grave, chama-se movimento descendente. Adotamos a analogia usual que relaciona passagem do som grave para o agudo como ato de subir e a do agudo para o grave de descer, embora saiba na realidade física, que o som não tem as propriedades de subir ou descer, uma vez que é a freqüência das ondas sonoras que determina a sua altura.
Duração – É a capacidade de um som demorar mais ou menos que o outro, é também aplicável ao silêncio. Pela duração os sons podem ser mais curtos ou mais longos e os silêncios também podem ser longos ou curtos.
     É preciso lembrar, no entanto, que em música duração e altura se apresentam ao mesmo tempo um nível necessariamente do outro, um funcionando como portador do outro. É impossível a um som se apresentar sem durar minimamente que seja, assim como é impossível uma duração sonora se apresentar concretamente sem se encontrar numa faixa qualquer de altura, por mais indefinida e próxima do ruído que essa altura possa ter.
Intensidade – É a capacidade de um ser mais forte ou mais fraco que o outro; a intensidade do som forte, médio ou fraco depende da amplitude de suas vibrações.
Timbre – Faça a seguinte experiência: Dê três (3) batidas na carteira e depois mais três (3) batidas de palmas, estes sons podem ter a mesma intensidade, a mesma duração e a mesma altura, mas, com os olhos fechados poderá distinguir um do outro, é o timbre que  permite saber qual o objeto ou instrumento que produziu o som, isto é,  qualidade que depende em primeiro lugar do material sonoro, madeira, metal membrana e etc. Em segundo lugar, da maneira de se obter  o som, percussão, fricção ou pressão.
    São os feixes de ondas mais densos ou mais esgarçados, mais concentrados no grave ou no agudo, são em suma, os componentes da sua complexidade produzida pelo objeto que gerou dão ao som a singularidade colorística que chamamos de
 Timbre.
     Uma mesma nota, ou seja, uma mesma altura produzida por uma viola, um clarinete ou um xilofone, soa completamente diferente graças a combinação de comprimento de ondas que são ressoadas pelo corpo de cada instrumento. É o timbre que nos permite diferenciar pela audição de um instrumento musical do outro ou da voz de uma pessoa para outra.
       Através das alturas e durações, timbres e intensidades o som se diferencia ilimitadamente: As durações produzem as figuras rítmicas, as alturas produzem os movimentos melódicos e harmônicos, os timbres produzem a multiplicação colorística das vozes, as intensidades produzem as quinas e curvas de força de sua emissão.

     A T I V I D A D E   D E   F I X A Ç Ã O.

01 – Bata nos traços verticais correspondentes aos sons agudos e bata os pés nos traços verticais correspondentes aos sons graves:

a -  agudos.          //      ////     ///     /
      graves.      //     ////      ///      /


b -  agudos.     ////       ///        //       /
      graves             ////      ////     ////    ////

c -  agudos.     /     /         ///       ////      //        /
      graves.         /       /         ///       ////      //

Execute com a voz em seguida as letras A, B, e C, graves e agudos.
02 – Uma com as linhas as palavras que se correspondem;
     
      - Fraco                                   
      - Agudo                                             Altura
      - Forte  
      - Longo                                              Duração
      - Grave
      - Curto                                               Intensidade
03 – De olhos fechados, você é capaz de imaginar se uma série batida foi dada por um lápis ou por palmas?
        Sublinhe entres as qualidades do som selecionadas abaixo,
Aquela que lhe permite fazer esta distinção;
Intensidade                                  Timbre
Altura                                          Duração.
       Canto evangélico é formado por duas áreas; Unção e técnica. A parte técnica alcança sua plenitude, quando composta de; Afinação, Andamento e Expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário.